O Monopólio do Sagrado: o embate entre o Cristianismo Rústico e o Catolicismo Ultra-montano na Guerra Sertaneja do Contestado

Autores

  • Alfredo Ricardo Silva Lopes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul campus Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v10i16.397

Resumo

A Guerra Sertaneja do Contestado (1912-1916) foi um acontecimento marcante na história brasileira, em especial na catarinense, em decorrência da sua natureza híbrida, que repousa sobre expectativas milenaristas e religiosas somadas ao descontentamento político e a opressão. Tais elementos são constantes na recente discussão historiográfica sobre a realidade cabocla. Esse trabalho tem por objetivo analisar as disputas pelo monopólio da relação com a transcendência produzida no embate entre o Ultra-montanismo Romano e o Cristianismo Rústico Caboclo, com apoio das considerações sobre gênese e estrutura do campo religioso de Pierre Bourdieu. Neste contexto, Franciscanos e monges caboclos emergem como principais protagonistas de uma querela religiosa que repousa sobre diferentes concepções de mundo que entra em crise na conjuntura da recém-estabelecida República Brasileira.

Biografia do Autor

Alfredo Ricardo Silva Lopes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul campus Pantanal

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul campus Pantanal.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos