A tradiçao luterana e comunitária nas escolas da IECLB: Aproximações com os ideais de democratização da educação

Sandra Vidal Nogueira

Resumo


O texto aborda a tradição luterana e comunitária nas escolas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), destacando a Reforma Protestante para os ideais de democratização da educação. Parte-se do pressuposto que essas comunidades, cuja membresia é, por razões histórias, delineada a partir da etnia, têm contribuído sobremaneira para o incremento da educação, principalmente no Sul do Brasil. Entendida num sentido mais amplo, o conceito de educação que subjaz ao ideário luterano possibilita o domínio e a compreensão da “palavra” e a sua prática cria condições para “o livre libertado”, nas palavras de Martin Lutero. Em síntese, consta-se que o grande desafio enfrentado nacontemporaneidade consiste em buscar a centralidade dos ideais da Reforma que foi sendo construído, alicerçado nas seguintes diretrizes pedagógicas: 1) Reciprocidade e interação entre escola e comunidade; 2) Liberdade de expressão, autonomia de pensamento e igualdade de oportunidades; 3) Desenvolvimento integral do serhumano.

The text covers the Lutheran tradition and community schools the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB), highlighting the Protestant Reformation to the ideals of democratization of education. This is on the assumption that those communities whose membership is by stories reasons outlined from the ethnic group, have contributed greatly to the growth of education, especially in southern Brazil. Understood in a broader sense, the concept of education that underlies the ideology Lutheran enables mastery and understanding of the "word" and its practice creates conditions for "free released" in the words of Martin Luther. In summary, it stated that the major challenge facing nowadays is to seek the centrality of the ideals of the Reformation that was being built, based on the following educational guidelines: 1) Reciprocity and interaction between school and community; 2) Freedom of expression, freedom of thought and equal opportunities; 3) full development of the human being.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v10i15.356

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