As diversas concepções de ensino religioso no Brasil

Autores

  • Robson Stigar Mosteiro Trapista

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v9i13.282

Resumo

O presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general.

Biografia do Autor

Robson Stigar, Mosteiro Trapista

Doutorando em Ciências da Religião – PUCSP; Mestre em Ciências da Religião – PUCSP; MBA em Gestão Educacional – OPET; Especialista em Educação, Tecnologia e Sociedade – UTFPR; Especialista em Ensino Religioso – PUCPR; Especialista em Catequética – PUCPR; Especialista em Estética – UFPR; Especialista em Historia do Brasil – FIE; Especialista em Psicopedagogia – UNINTER; Aperfeiçoamento em Sociologia Politica – UFPR; Bacharel em Teologia – PUCPR e Licenciado em Filosofia – PUCPR

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Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Artigos