Religião e Prisão desde a Teologia Pública: Uma relação de colaboração, assistência e crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2423

Resumo

O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual, desnaturaliza-se as prisões a partir de um olhar histórico, destacando a colaboração material e ideológica teologia católica para a formação das prisões. Apresenta-se também a atuação de grupos e lideranças religiosas no cárcere através do serviço legal de assistência religiosa, dando atenção à diversidade de abordagens, discursos e práticas das religiões cristãs e de matrizes africanas. E, finalmente, propõe-se um olhar crítico ao encarceramento a partir da superação de teologias justificadoras da violência estatal pelo de noções de liberdade, justiça e vida.

Biografia do Autor

Lucas Henrique Pereira Duarte, PUC/PR

Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Rudolf von Sinner, PUC/PR

Doutor e livre-docente em Teologia pelas Universidades de Basileia e Berna (Suíça), respectivamente. Professor adjunto de Teologia Sistemática no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor extraordinário da Universidade de Stellenbosch, África do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Religião e poder na história do Brasil