A PARÁBOLA DE LUCAS 10:25-37: ENTRE O DESCUIDO E O CUIDADO

Autores

  • David Mesquiati de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGCR-UNIDA) http://orcid.org/0000-0002-5091-9563
  • Abdruschin Schaeffer Rocha Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGCR-UNIDA)

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2399

Resumo

O artigo analisa Lucas 10:25-37, texto conhecido como Parábola do Bom Samaritano. Destacam-se as situações de cuidado e de descuido ali expressas, tomando como referência especialmente a perspectiva de Kenneth Bailey. Não é uma exegese tradicional do texto, antes, configura-se como um ensaio crítico e teológico sobre o ensino da parábola. Em um mundo com tendências à demarcação de fronteiras geográficas, étnicas, religiosas e socioeconômicas, a reflexão busca valorizar a condição humana e o cuidado pelo outro como instâncias humanizadoras.

Biografia do Autor

David Mesquiati de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGCR-UNIDA)

Doutor em teologia (PUC-Rio), mestre em teologia (Faculdades EST), Bacharel em teologia (EST) e em economia (UFES). Tem estudos de Pós-doutorado na PUC-Rio, EST e Princeton Theological Seminary (EUA).

Abdruschin Schaeffer Rocha, Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGCR-UNIDA)

Possui graduação em Teologia (Seminário Teológico Batista do Brasil - ES), Filosofia (Universidade Federal do Espírito Santo - ES), mestrado em Teologia (EST - RS), e doutorado em Teologia pela PUC-Rio.A PARÁBOLA DE LUCAS 10:25-37: ENTRE O DESCUIDO E O CUIDADO

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos