Religião e política se discutem: o projeto de poder político dos neopentecostais brasileiros contemporâneos

Autores

  • Anny Ramos Viana FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS
  • Marcela Tavares de Mello UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Enoghalliton de Abreu Arruda UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2383

Resumo

Este estudo analisa o projeto de poder político dos neopentecostais brasileiros contemporâneos, buscando compreender como e por que um país que praticamente não tinha histórico de clivagens religiosas dentro do sistema partidário, viu a proliferação repentina de políticos neopentecostais, mobilizando seus eleitores de uma maneira que os movimentos católicos, nem mesmo da sua base progressista, havia sido capaz de fazer. O presente estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva. Diante da atual conjuntura político-religiosa no país, pode-se esperar um aprofundamento dos discursos conservadores e moralistas, que podem prejudicar significativamente os direitos humanos fundamentais, além de um cerceamento às liberdades individuais e ao pluralismo religioso, com atitudes e visão de mundo que dificilmente seja o tipo de mentalidade que ajudará o país, como sociedade, a participar plenamente do mundo moderno da democracia. 

Biografia do Autor

Anny Ramos Viana, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória (ES). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Iguaçu (RJ). Professora do curso de graduação em Direito das Faculdades Santo Antônio de Pádua – FASAP (RJ) e Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC (RJ. Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Pirapetinga (MG) e Advogada.

Marcela Tavares de Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Licenciada em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia pela Feap, Especialista em Língua Portuguesa , Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. É professora da Faculdade Santo Antônio de Pádua e da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita na esfera acadêmica. Ademais, atua no ensino médio da rede pública, sendo responsável pelas disciplinas de Produção Textual e Língua Portuguesa. Atualmente, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades (LAPPIS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA), desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. 

Enoghalliton de Abreu Arruda, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2014); Bacharel em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (2010); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (2010); Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Nanuque (2013). Professor na Faculdade Santo Antônio de Pádua, Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Santo Antônio de Pádua, Professor Doc. I na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (em afastamento para cargo eletivo) e Prefeito Municipal de Pirapetinga - MG. 

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Religião e poder na história do Brasil