Ensino religioso e escola pública laica

Autores

  • Gabriela Oliveira da Rocha Faculdade Unida de Vitória
  • Luciane dos Santos Graciano Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2278

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e seu objetivo principal é debater a laicidade do Estado brasileiro, discutindo suas vertentes a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Religioso. O Ensino Religioso deve manter-se a salvo das influências de quaisquer igrejas que tentarem dominar tal disciplina, influenciando seu conteúdo e forma de aplicação, de modo que se constitua como meio de doutrinação religiosa. Diante disso, a questão problema a ser respondida é, como o Ensino Religioso pode ser ofertado, de tal modo que minimize os efeitos negativos da doutrinação religiosa?

Biografia do Autor

Gabriela Oliveira da Rocha, Faculdade Unida de Vitória

Possuo LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA com ênfase em: ADMINISTRAÇÃO e SUPERVISÃO ESCOLAR. Sou especialista em GESTÃO ESCOLAR. Sou professora de tecnologias educacionais e de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Vila Velha.Tenho experiência na área de Educação Infantil. Estou atuando como diretora escolar na Umei Saturnino Rangel Mauro, escola da Prefeitura Municipal de Vila Velha, E.S. Sou aluna do curso de MESTRADO profissional em Ciencias das Religiões pela faculdade UNIDA de Vitória. Pesquiso sobre educação, civismo, imaginário religioso e hinologia cívica.

Luciane dos Santos Graciano, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões/UNIDA/FUV-ES , atuou como professora efetiva de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Município de Vitória – SEME – VITÓRIA e de Vila Velha – SEMED- V.V- ES, pedagoga, pós graduada em Gestão Escolar, atua como diretora da Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI Milton Trancoso de Aguiar em Vila Velha/ES, Brasil

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos