Eleições presidenciais 2018: uma análise a partir do diálogo entre a ciência cognitiva da religião e o storytelling

Autores

  • Vinicius Couto Universidade Metodista

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v15i1.1857

Resumo

O presente artigo é uma proposta original de analisar a candidatura vitoriosa de Jair Messias Bolsonaro a partir da ciência cognitiva da religião em diálogo com a ferramenta comunicacional storytelling. O caminho percorrido foi o de entender a evolução da comunicação e o impacto global da internet, a recontextualização das novas demandas com o uso estratégico do storytelling, as bases da ciência cognitiva da religião e como as representações mentais são construídas, com uma junção destes elementos na candidatura de Jair Bolsonaro. O artigo concluiu que a campanha de Bolsonaro conseguiu produzir o efeito transitório de imagens mentais negativas quanto à política para uma expectativa esperançosa anti-corrupção e conservadora nos costumes.

Biografia do Autor

Vinicius Couto, Universidade Metodista

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, pesquisador do Grupo de Pesquisa RIMAGO e bolsista da CAPES. Mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná, especialista em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Teologia pela Faculdade Nazarena do Brasil e Bacharel em Administração de empresas pela Universidade Cândido Mendes. Professor do Seminário Teológico Nazareno do Brasil. E-mail: prviniciuscouto@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos