As características anti-imperiais da mensagem de Paulo em Filipenses 3.20-21

Autores

  • Fernando Pavão
  • Flávio Schmitt Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.1699

Resumo

O artigo avalia as características da mensagem anti-imperial de Paulo em Filipenses 3.20-21. Procura-se demonstrar como o contexto sócio-político da cidade de Filipos influenciou o apóstolo a intencionalmente reagir à ideologia imperial romana. Para tanto, foi realizada uma análise dos principais termos utilizados em Filipenses 3.20-21 em relação aos seus paralelos disponíveis na época, tanto romanos quanto judaicos. Para a coleta de dados foi utilizado o método bibliográfico por meio de literatura especializada. O resultado foi a identificação de três características que poderão ser utilizadas em trabalhos futuros como referencial de comparação com outros escritos paulinos igualmente entendidos como anti-imperiais pela pesquisa contemporânea.

Biografia do Autor

Fernando Pavão

Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) e pós-graduado em Bíblia (Especialização) pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST.

Flávio Schmitt, Faculdades EST

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e professor na Faculdades EST em São Leopoldo/RS.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos