“ME FAZ FELIZ!”: O DISCURSO RELIGIOSO DE MULHERES PENTECOSTAIS

Autores

  • Claudia Danielle Andrade Ritz Doutoranda PPG Ciências da Religião PUC Minas, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Senra. Bolsista FAPEMIG. Membro do grupo de pesquisa Religião e Cultura do PPGCR da PUC Minas. http://orcid.org/0000-0002-1779-2329

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i22.1094

Resumo

Esse artigo integra nossa pesquisa de mestrado em Ciências da Religião como bolsista CAPES, sobre a violência doméstica experienciada por sete mulheres pentecostais. Nesse artigo objetivamos, a partir do discurso religioso das entrevistadas pentecostais apresentar: 1) uma breve síntese do perfil dos pentecostais no Brasil conforme Censo 2010 e das pentecostais entrevistadas; 2) o discurso das entrevistadas sobre a pertença pentecostal, a fé, a compreensão de Deus e a presença feminina na Bíblia; 3) os discursos citados como sendo das lideranças religiosas frente aos pedidos de aconselhamento das mulheres. Como metodologia, realizamos uma pesquisa exploratória qualitativa, sendo composta por referencial teórico e pesquisa de campo com entrevistas, mediante questionário estruturado. Nos exames das respostas aplicamos a análise de discurso. Concluímos pelo alcance da pertença pentecostal e das crenças apresentadas nos discursos para além das estruturas da Igreja, alcançando o ambiente secular.

Biografia do Autor

Claudia Danielle Andrade Ritz, Doutoranda PPG Ciências da Religião PUC Minas, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Senra. Bolsista FAPEMIG. Membro do grupo de pesquisa Religião e Cultura do PPGCR da PUC Minas.

Doutoranda em Ciências da Religião no PPGCR da PUC Minas, como bolsista FAPEMIG, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Senra. Membro do grupo de pesquisa Religião e Cultura do PPGCR da PUC Minas. Mestra em Ciências da Religião no PPGCR da PUC Minas (2018), como bolsista CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Senra. Bacharel em Direito pela PUC Minas (2008). Especialista em Direito do Trabalho pela UCAM RJ (2010). Bacharel em teologia pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (2018). 

Downloads

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Recepção e análise do discurso religioso