O ENSINO RELIGIOSO NA TRANSORMAÇÃO DOS SABERES: A PRÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Jane Cristina Souza de Oliveira

Resumo

Pretende-se nessa comunicação, que é parte da pesquisa em andamento, abordar os principais aspectos metodológicos de desenvolvimento da investigação que será apresentada na dissertação. Dessa forma, torna-se necessário previamente abordar que a ciência provém do latim scientia, de scire, portanto, relativo à “investigação e a aplicação do método cientifico”. Em outras palavras, uma investigação cientifica requer que a adoção de métodos para fazer o pesquisador constituir meios para descobrir a verdade, encontrar respostas para seu problema a partir dos conhecimentos empíricos, encontrando possíveis soluções para problemas sociais estabelecidos. O conhecimento científico é contingencial, ou seja, suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. No tocante à forma de estudo, foi escolhida a pesquisa exploratória, haja vista que a autora da pesquisa já está familiarizada com o objeto de estudo investigado, já tendo consolidadas pesquisas anteriores abordando suas ocorrências na realidade pesquisada.

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Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões