A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Daisy Patrícia Pereira Jubrael

Resumo

A interdisciplinaridade constitui uma das vertentes mais interessantes da educação moderna, em especial porque faz com que a maioria das abordagens se torne mais agradável e mais divertida, além de propiciar um tipo de absorção indireta de conhecimentos, a qual se viabiliza em um nível profundo de interação entre o sujeito e o mundo que o cerca. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar, com fundamentos nas teorias dos métodos mais modernos de ensino, como pode viabilizar uma abordagem interdisciplinar que contemple o estudo da Língua Portuguesa com o Ensino Religioso. Não obstante, a principal questão problema que se tentará responder por meio desse estudo é: a abordagem interdisciplinar poderá contribuir, positivamente, tanto para o maior aprendizado de Língua Portuguesa, quanto para a maior compreensão de Ensino Religioso? Para o desenvolvimento do trabalho aqui proposto será adotada a combinação de dois modelos metodológicos, sendo o primeiro, o de caráter conceitual, em que se buscará elencar postulados teóricos que permitam a elaboração de generalizações; e o segundo, de cunho aplicado, em que se levantará, por meio de pesquisa de campo. Em relação ao universo da pesquisa, este será composto por alunos/as e professores/as que ministram as disciplinas Ensino Religioso e Língua Portuguesa, em duas escolas públicas de Educação Fundamental em cada uma das cinco regiões de Vila Velha (ES), pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, com aplicação e 150 questionários, 100 entre estudantes e 50 entre professores/as.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões