O PLURALISMO RELIGIOSO COMO DESAFIO NO ESPAÇO ESCOLAR

Julio Cezar de Paula Brotto

Resumo


No âmbito educacional vem sendo discutida e problematizada a questão relativa à disciplina de Ensino Religioso e sua inclusão no currículo das escolas públicas de ensino fundamental no Brasil. Esta inclusão da disciplina Ensino Religioso no currículo vem provocando debates sobre as mais variadas questões, a saber: a liberdade de opção religiosa, a separação entre o Estado e a Igreja e a consolidação de uma escola pública laica, universal e obrigatória. Mesmo havendo uma busca por certa neutralidade religiosa da escola pública, aspectos religiosos estão presentes na organização e nas práticas pedagógicas cotidianas da escola. Quando não há preocupação com respeito à opção religiosa dos/as discentes surgem conflitos e problemas de discriminação e exclusão no âmbito da escola. Como os/as educadores/as trabalham as manifestações de religiosidade dos/as discentes? Essa questão vai além do debate sobre o Ensino Religioso enquanto uma disciplina de conhecimento, porque envolve as relações intersubjetivas nas práticas pedagógicas escolares. A diferença do outro, demarcada por fator religioso, torna-se uma problemática ético-política diante de uma sociedade e escola excludente.

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