EM QUE MEDIDA A RELIGIÃO ESTÁ PRESENTE INFLUENCIANDO NA DISCIPLINA DOS ALUNOS DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA?

Sandra Campos Ferreira

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo identificar a influência da religião em alunos encaminhados ao SAED no município de V. V.
Sendo assim, o 1º capítulo abordará o Regimento Disciplinar, dentro de sua normatização onde dá atribuições à família no acompanhamento escolar bem como as medidas educativas disciplinares aos discentes. Diante dessa abordagem serão enfatizadas as propostas da Vara da Infância, Mediação Escolar e Círculos de diálogo e a importante parceria com a Policia Civil com o Projeto Papo de Responsa, no desenvolvimento de competências sócio emocionais conforme aborda o Instituto Ayrton Sena/Educação para século 21: processo onde crianças e adultos aprendem a colocar em prática atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável. O 2ºcapítulo tratará a relação entre disciplina e religião na perspectiva da educação, apresentando através das bibliografias existentes, as formas como a religião pode influenciar no comportamento disciplinar dos alunos. Visando enriquecer o estudo, o 3º capítulo utilizará a religião como elemento de pesquisa, identificando por meio de entrevistas os efeitos positivos e negativos da religião nos conflitos e na busca da identidade na adolescência. Tal metodologia corroborará com os objetivos deste trabalho, sendo desenvolvida com alunos e pais atendidos no setor disciplinar, bem como com os professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.