CATOLICISMO IMAGÉTICO: UMA DIALÉTICA CULTURAL E MIDIÁTICA NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Ludson Gonçalves de Jesus

Resumo

Na atualidade as igrejas tiveram que buscar adaptações para podercomunicar com o mundo contemporâneo. Desta forma, a imagem,expressa de várias formas, principalmente com o avanço das novasmídias, tem transformado os parâmetros das religiões na busca dodiálogo, tanto com os fiéis e também com os nãos seguidores dessafé. Esse deslocamento do templo para a sociedade faz com quemudanças bruscas ocorram e uma análise enfática sobre temapermite compreensão de alguns fatos, uma vez que “a civilização daimagem impôs uma série de condicionamentos ao olhar”. Aafirmação de Alberto Klein, demonstra como latente tem sido essaatual mudança, uma vez que o catolicismo é fortemente marcadopela visibilidade imagética. O intuito da pesquisa é mostrar asdiversas formas como essa manifestação acontece principalmente nocampo midiático, como reforça Klein: “é ainda possível olhar omundo sem a contaminação de um olhar que foi educado por mídiascomo a fotografia e a televisão?”.

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões