REPRESENTAÇÕES DO SAGRADO E O PROFANO NAS FESTAS TRADICIONAIS CATÓLICAS REGIONAIS DO BRASIL

Autores

  • Kíssila Aparecida Pereira Joaquim Camilo

Resumo

As festas da Igreja Católica foram perpetuadas na história em meioda multiplicidade de tradições pagãs, africanas, indígenas e judaicas,dentre outras, que se inseriram na cultura da população brasileira.Registra-se que o sagrado das festas é vivificado no contexto dasdiversas manifestações da vida do homem com a sua fé, com aquiloque ele acredita, com o espaço considerado por ele sagrado. Já oprofano, trata-se da relação do homem com o mundo secularizado,onde o sagrado é desconsiderado. No entanto, o profano e o sagradodialogam cotidianamente. Por exemplo, na festa do Bom Jesus dosNavegantes o ponto alto é a procissão com a chegada da imagem dopadroeiro dos católicos, uma escultura de Jesus Cristo pregado nomadeiro, representando as dores do seu martírio descrito nos traçosfisionômicos tomados pelo sofrimento da Crucificação. Trata-se deuma imagem encontrada nas águas do rio que banha a cidade, emfins do século XVIII, que passou a representar o principal motivo deadoração do povo tourense, atraindo todos os anos um grandenúmero de fiéis católicos que chegam a Touros, vindos de váriaspartes do estado e do país, perpetuando assim uma tradiçãoreligiosa. No contexto desta festa específica há uma simbiose desacralização e secularização nos propósitos dos romeiros, a ponto denão ser possível definir com quais objetivos das pessoas queparticipam desta festa, se é em função da religiosidade ou doentretenimento, neste contexto na condição do profano.

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões