PERCURSOS DO APRENDIZ DE CIENTISTA

Autores

  • Frederico Pecorelli de Oliveira

Resumo

Segundo Netto (1996) a imagem fantasiosa que o senso comum temdo cientista é como de um aprendiz de feiticeiro. A pesquisa-ação seapresenta como um caminho epistemológico no qual estudosetnográficos têm sido realizados. Segundo Oliveira (2018) diversasmetodologias estão inseridas no conjunto etnográfico, a exemplo deRamos (2014) e Toledo & Barrera-Bassols (2009) que em seusestudos, descortinam as metodologias para levantamento emapeamento de saberes profissionais e sabedorias tradicionais,considerando as mais adequadas. Em Ramos (2014) amplo debate érealizado para defender a via marxista de interpretação,diferentemente Oliveira (2018) identificou não ser hegemônica essanecessidade. Na pesquisa em questão, o campo de estudo ocorre nosespaços onde o catequista está presente como a Missão Enchei-vos ea catequese Bom Pastor e a encontro a exemplo da CatequeseBrasil. Ambos os ambientes de aprendizagem contribuem naconstrução da identidade do ser cristão, cujo perfil de catequista éproblematizado nessa investigação. Essa complexidade humana tevecomo orientador inicial o Professor Rocha (2010), a quemhomenageamos, na questão do “Homo religiosus”, enquanto marcoteórico para auxiliar a análise compreensiva. Relataremos oredirecionamento do percurso da investigação segundo o teóricoMichel THIOLLENT.

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões