O ESPETÁCULO DA FÉ: O USO DA TELEVISÃO PELA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS:

Autores

  • Andréia Maia Fernandes

Resumo

Meios de comunicação sempre foram grandes aliados da religião eprestam a essa serviços fundamentais, segundo Leonildo de Campos“foi graças à tecnologia desenvolvida por Gutemberg (1450) naprodução da página impressa que os textos de Lutero e de Calvinoganharam a Europa” (CAMPOS, 2008, p. 5). A invenção do rádiopossibilitou que a mesma mensagem fosse transmitidasimultaneamente a uma grande quantidade de pessoas, seu potencialnunca foi ignorado nem por protestantes nem pela Igreja Católica.Podemos considerar a televisão como “a rainha” da comunicação,inventada em 1925 foi após a Segunda Grande Guerra que elaganhou o público, a partir da década de 1950 pastores norteamericanosde tradicionais igrejas protestantes começaram usar esseveículo de difusão de sua mensagem, esse período que coincide como nascimento do movimento pentecostal. Mais de meio séculodepois de Assis Chateaubriand inaugurar a primeira emissora detelevisão do Brasil ela continua sendo o veículo de comunicaçãomais presente na vida dos brasileiros, segundo dados do Suplementode Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da PesquisaNacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014aproximadamente 97% dos 67 milhões de domicílios brasileirospossuíam televisão, levando grande vantagem numérica sobre orádio que é a segunda mídia mais usada no país.

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Publicado

2019-10-17

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Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões