A RELIGIOSIDADE/ESPIRITUALIDADE DO/DA DISCENTE COMO POSSÍVEL CAUSA DA EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Autores

  • Ofelia Machado Mansur

Resumo

Em minha experiência como docente de EFE, da rede pública,observei que alguns/as discentes alegavam não participar das aulasde Educação Física porque pertenciam a determinadas instituiçõesreligiosas e estas não os permitiam fazer a prática. Era comum ofato de, durante as aulas, alguns desses alunos se retraírem, ficandosentados, não interagindo com os colegas e nem participando dasatividades de grupo. Em vários momentos alguns destes/as discentesrelatavam estar com dor de cabeça ou alegavam outros motivospara, de certa maneira, não participar das atividades propostas nasaulas. As meninas chegavam na quadra poliesportiva trajando saiaslongas e sapatos ou sandálias e os meninos sapato, calça e camisasocial, além de apresentar uma postura corporal tímida, troncosemiflexionado e um olhar quase sempre voltado para baixo. Destaforma, o que me chamava atenção sobre essa recorrente resistênciade alguns/as discentes em participar das aulas práticas de EducaçãoFísica, me levou a seguintes indagações: Tais atitudes de resistênciae evasão nas aulas de Educação Física poderiam estar relacionadas àreligiosidade/espiritualidade que os/as discentes seguiam? Quaisprincípios e valores em relação ao corpo são fundantes nas religiõesque professam, que podem impedi-los de realizar as atividadespráticas? Sendo assim, a relevância sobre a questão da religiosidadecomo possível causa de evasão nas aulas de Educação FísicaEscolar.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões