A EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES

Autores

  • Monica Fraga Gomes

Resumo

Acredita-se que a atividade física, praticada regularmente, é recomendada para todas as pessoas e importante para o desenvolvimento integral do ser humano. A Educação Física enquanto disciplina escolar traz uma proposta pedagógica que busca ampliar sua visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos (das) discentes. E o professor, na busca de um novo olhar e o cuidado com relação ao corpo, tem um papel protagonista. O contexto da Educação Física Escolar no Brasil e no mundo, que ao longo dos últimos anos vem se modificando quanto aos seus objetivos e as propostas educacionais, sofrem ainda hoje, alguma influência das tendências que marcaram uma época. Desta forma, a importância da Educação Física Escolar para o desenvolvimento integral dos (das) discentes e o papel do (da) docente como agente transformador, diante de todas as competências (habilidades, conhecimento e atitude) associadas às dimensões social, cultural, afetiva, cognitiva, psicomotora e biológica, internalizam múltiplos valores que farão a diferença na trajetória de vida dos alunos.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões