CONSTRUINDO UM PROCESSO DE TOLERÂNCIA A PARTIR DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Antonio Suelio Rodrigues Paiva

Resumo

O tema desta pesquisa é a diversidade religiosa no ensino fundamental da escola Estadual Zaíra Manhaes de Andrade-ES. A intenção é mostrar entre outras coisas que o ensino religioso, enquanto disciplina do currículo escolar, passou a vigorar a partir da Lei nº 9.394, no seu art. 33. A escolha do tema se deu devido ao fato da escola possuir essa disciplina em sua grade curricular e ao mesmo tempo em função da inclusão desta disciplina na matriz curricular, a questão da diversidade religiosa passou a ser extensamente discutida pela sociedade. Motivada pela inclusão desta disciplina no seu currículo a escola passou a ter a responsabilidade de pensar mecanismos e ser facilitadora da reflexão acerca da diversidade. O estudo contribuirá com a minha carreira ao possibilitar compreender o processo no qual passa a disciplina Ensino Religioso, assim, sendo professor desta disciplina terei capacidade de discernir e implementar as mudanças necessárias à minha atividade profissional. É um estudo importante por mostrar que para situar a religião no contexto escolar, é necessário compreendê-la em todo aspecto educacional procurando facilitar a interação com a diversidade, com o racionalismo, com a ciência, com a cultura, com a civilização e o progresso. Portanto, o estudo a respeito da diversidade é bem original, pois está diretamente ligada a cultura dos alunos. Dentro da escola esse assunto tem sido discutido de maneira cautelosa, , respeitando a cultura religiosa do público alvo.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões