ENSINO RELIGIOSO E HUMANIZAÇÃO: EDUCAR PARA O CUIDADO DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS

Autores

  • Flávia Borgo

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir de levantamentos bibliográficos, onde o principal objetivo é investigar de que maneira o Ensino Religioso poderia colaborar com os esforços para a humanização da assistência aos pacientes portadores de doenças crônicas. A primeira justificativa para a realização desse estudo reside no fato de que, nos dias atuais, faz-se necessário buscar um maior nível de humanização na assistência médica, principalmente no que diz respeito aos serviços voltados aos pacientes portadores de doenças crônicas, nos quais verifica-se grande incidência de riscos e desconfortos para os internos, os quais se acredita que podem ser evitados ou, ao menos, minimizados.Este trabalho parte da hipótese de que, na medida em que se tenta aproximar o conteúdo da disciplina Ensino Religioso desse contexto, mais se estará contribuindo para o crescimento dos alunos, enquanto cidadãos dotados de direitos e deveres, que interagem e participam positivamente na busca de soluções para os problemas sociais.Não restam dúvidas de que a disciplina Ensino Religioso pode exercer importante papel no sentido de desenvolver, entre os mais jovens, o sentido de cuidar de seus semelhantes. Tal matéria pode estimular as crianças a prestarem mais atenção nos outros e a tentarem se colocar no lugar dos outros, aumentando sensivelmente sua compaixão.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões