ENSINO RELIGIOSO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: NECESSIDADE DE NOVOS OLHARES

Autores

  • Elisângela Madeira Coelho

Resumo

As perspectivas de uma escola inclusiva, onde haja a participação de alunos e professores, significa que se deve considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica de realidade construída sócio e culturalmente por aqueles que são responsáveis pela educação. Nesse sentido, percebe-se a resistência de vários segmentos dentro e fora da escola no sentido de se promover a inclusão, ora por falta de estrutura, ora por falta de informação. Assim, faz-se necessário que se promova a inclusão no contexto escolar no intuito de se estabelecer uma metodologia que favoreça a equidade. Na educação profissional e tecnológica, o desafio aparece no sentido de que se objetiva também a sua inserção no mercado de trabalho. Desta forma, este texto discorre sobre inclusão social, formação, currículo, práticas educativas, alteridade, bem como sugestões a serem trabalhadas para que o ensino – aprendizagem tenha significado. Entre os autores estudados, situam-se: Edgar Morin, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Edile Maria Fracaro Rodrigues, Paulo Freire, Fernando Hernandez.

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Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Resumos do Congresso Internacional da Faculdade Unida