ENSINO, RELIGIÃO: MEDIADORES DOS PROBLEMAS SOCIAIS DE CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS - MESQUITA, RIO DE JANEIRO

Autores

  • Washington Luiz Aquino Ferreira

Resumo

Essa pesquisa se dedica a analisar como o ensino religioso pode minimizar a problematização social que impõe condições severas a crianças e adolescentes dificultando o seu crescimento igualitário e intelectual. Sendo o assunto complexo, a temática do ensino religioso nas escolas públicas foca em detalhes relevantes a cidadania, a liberdade de crença, culto e a liberdade de consciência. A educação escolar, nesse contexto, incumbirá a formação para o exercício reflexivo, a capacidade de busca de elementos e contribuições para uma decisão corroborada. Do ponto de vista do estado e dos direitos a exercer os deveres competentes da sociedade, deve ser entendido como tema de libertação do indivíduo, junto ao livre-arbítrio de consciência e opinião.

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Publicado

2019-09-20

Edição

Seção

Anais do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões