ENSINO RELIGIOSO: ELEMENTOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MUNICIPIO DA SERRA/ES

Autores

  • Leandro Martins de Mellos

Resumo

Essa discussão sobre a formação do professor de ensino religioso dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio continua sendo alvo de debate, como sempre foi ao longo da história do ensino religioso, como afirma Junqueira (2002, p. 110): “é preciso reconhecer que ao longo da história do ensino religioso, sempre houve a preocupação com a formação dos professores, porém está nem sempre foi algo tranquilo, em consequência da dificuldade da identidade da disciplina”. O ensino religioso, como também a formação de professores, já foi e continua sendo tema de muitos debates, pois cada vez mais é importante que esta formação docente esteja acompanhando a realidade social, esteja contextualizada. Como escreve Sampaio (2004, p. 30) “[...] Estamos vivendo uma crise global profunda, onde o vazio existencial e afetivo favorece a miséria, a violência, a corrupção, o medo, o resultado da fragilidade das relações e dos valores humanos”. Essa crise global que vive a sociedade hoje, citada acima por Sampaio, se reflete em sala de aula.

Downloads

Publicado

2019-08-21

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões