PROFESSOR QUE PASTOREIA: A FIGURA DO CAPELÃO ESCOLAR COMO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO

Jonas Soares da Silva

Resumo


A rede de educação adventista, como instituição, declara em suas premissas básicas o reconhecimento de um ser divino e faz uso da formação educacional nas suas unidades escolares para mostrar aos seus alunos seus valores espirituais. O capelão escolar declara tal rede, é o professor de ensino religioso que, em contato com o corpo docente e discente, deve apresentar o propósito redentor da verdadeira educação: restaurar nos seres humanos a imagem do seu criador. Podem ser averiguados os valores morais que são apresentados nas aulas de ensino religioso comparando com os parâmetros curriculares de educação. E se tais conceitos são divergidos, de forma unem conceitos espirituais à construção do objeto do conhecimento? Que estratégias esta instituição lança mão para apresentar seus valores espirituais dentro da sala de aula? Qual a relação da sua clientela em face a esta situação? Esta pesquisa deseja investigar a posição das aulas de ensino religioso na rede de educação adventista e a atuação da figura do capelão escolar, bem como o seu transitar entre as outras áreas de ensino e como as demais áreas respondem e atuam nesta transversalidade. Como marco teórico, intento realizar esta pesquisa, tomando por base conceitos de teóricos da área de religião no universo escolar. Entre eles o Junqueira e a análise documental relacionada as funções do capelão na rede educacional adventista.

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