CAPOEIRA, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO EM TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA

Autores

  • Diego Ramos dos Santos

Resumo

A Educação Física escolar com o passar do tempo perdeu aquela característica esportivista de formação básica para um futuro atleta, tomando para si sua mais nobre face que é a de simplesmente educar. Soma-se isso o fato de a escola não ser mais um ambiente fechado ao modelo formal de ensino, ela se abre e dá oportunidade para manifestação de outros saberes e para educação não-formal, aprendidas através de manifestações culturais como a Capoeira. Considera-se ainda que um dos principais objetivos da disciplina é proporcionar aos alunos a possibilidade de compreender o mundo em que vive, e se compreender enquanto parte da sociedade em que está inserido. Porém, apesar da notória importância da disciplina e do conteúdo, alguns alunos acabam por serem proibidos de frequentarem as aulas por motivos religiosos. Diante disto, a ideia da dissertação é pesquisar os fatores que levam para estas proibições. Para isto será usada como metodologia uma pesquisa bibliográfica que viajará ao A presente pesquisa busca resposta para seguinte questão: Como o pensamento religioso afasta alguns alunos da prática de Capoeira nas aulas de Educação Física, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas - Bahia?

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Publicado

2019-08-21

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões