DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA

Autores

  • Ludson Gonçalves de Jesus

Resumo

Mediante mapeamento das empresas de Comunicação presente na Grande Vitória ES, o referido estudo tem como objetivo ouvir os profissionais que direto ou indiretamente trabalham com o tema Religiões. As entrevistas foram colhidas no formato em vídeo, que também servirá como parâmetro para a dissertação e virará futuramente um documentário em vídeo. Dentro da perspectiva, as perguntas visam entender de que forma são escolhidas e selecionadas as notícias veiculadas nos meios, assim como a repercussão em Redes Sociais. De certa forma, as pessoas ouvidas são as que recebem, produzem ou detém maior conteúdo e influência para publicação de matérias sobre Religião no Estado e entender o crivo e a linha editorial que seguem é importante para análise dos estudos sobre a temática. É importante salientar que existem espaços fixos para divulgação sobre programação religiosa e espaços sazonais. O quantitativo é variante conforme o tipo de mídia, mesmo que faça parte de uma Rede de Comunicação, pois cada espaço tem uma editoria e existem divergências dos tipos de abordagens, isso devido ao público alvo. A coleta de informações está segmentada com a relevância do projeto da dissertação, entretanto houve possibilidade e abertura para o diálogo em que sugestões foram colocadas como alternativas para aprimorar a forma de enunciar uma notícia com termos específicos como são as religiões, em uma demonstração de abertura para adequação dos equívocos que sempre ocorrer nas reportagens.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões