GESTÃO ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA FRENTE AO DESAFIO EM OFERTAR O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Jorge Carvalho Gonçalves

Resumo

Entender que o Ensino Religioso faz parte do programa curricular nacional bem como nos currículos estaduais, como disciplina e área de conhecimento, com conteúdos próprios e metodologias específicas é urgente e necessário. Entretanto, muitos artigos debatem sobre o ensino religioso no contexto escolar e seus desafios, inclusive muitos estudiosos veem o componente curricular Ensino Religioso como um problema para a escola e uma geradora de polêmica. O intento é estudar a gestão educacional e os papeis dos seus atores. Refletir sobre da relação dialógica entre gestão Administrativa e a gestão pedagógica, onde juntos teriam o desafio em cuidar da gestão escolar e seus componentes diretos no processo ensino e aprendizagem, como o currículo escolar e seus componentes, como o Ensino Religioso. A oferta do componente curricular Ensino Religioso seria a prova maior no processo pedagógico em nosso estudo, de maneira que se possa entender a negativa de algumas gestões em não considerar essa disciplina importante a ponto de não ofertá-la na escola. A presente pesquisa objetiva promover um estudo teórico sobre a gestão escolar e o processo de apropriação do espaço pedagógico de maneira que o estudo proporcione o entendimento sobre a importância do dialogo entre gestão e o docente frente aos desafios da oferta da disciplina de Ensino Religioso.

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões