INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Autores

  • Flávia Santos

Resumo

Serão apresentados os resultados obtidos na pesquisa realizada junto aos alunos da EJA na rede municipal de ensino de Cariacica, mais especificamente na EMEF "Terfina Rocha Ferreira", com a finalidade de analisar os conflitos relacionados à intolerância religiosa diante da pluralidade cultural e religiosa dos educandos da EJA e verificar como acontece o processo ensino e aprendizagem da disciplina “ensino” e o nível de conscientização dos alunos na convivência cotidiana, no enfrentamento aos fatos de aceitar e respeitar as diversas abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural, social e política, advinda de uma história de respeito, tolerância e de intolerância religiosa. Através do estudo buscaremos perceber a importância do Ensino Religioso na formação educacional do aluno na EJA e até que ponto a disciplina contribui para a formação de uma cultura de tolerância às diferenças religiosas. Buscaremos respostas aos questionamentos levantados. A pesquisa permitirá mergulhar neste vasto universo do Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos, para assim compreender o processo ensino-aprendizagem em que os sujeitos da EJA estão inseridos. Por fim, buscaremos identificar problemas e formular soluções no que tange ao Ensino Religioso na EJA, na rede municipal de Cariacica.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões