O FENÔMENO RELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO - CONHECENDO O CAMPO DE PESQUISA

Autores

  • Breno Vinicius da Silva Oliveira

Resumo

Nesta perspectiva, a pesquisa busca uma abordagem qualitativa, pois não se trata apenas de conhecer as alternativas envolvidas, mas compreender o fenômeno em questão, levando em consideração a sua conjuntura e todas as variáveis capazes de interferir no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de campo se dará em forma de questionário, que buscará observar como os educandos entendem e relacionam na prática os conceitos filosóficos e cosmológicos existentes entre a religião e a ciência. Compreender como este relacionamento se torna mais extremo ou flexível em diferentes circunstâncias e observar variáveis de renda, de sexo, de local de residência dos alunos e de religião. A partir destes dados coletados, analisar se se há comprometimento do processo de ensino aprendizagem das disciplinas e conteúdos que chocam os conceitos científicos e religiosos. A pesquisa ocorrerá em três escolas do município de Iúna-ES, uma escola de ensino fundamental e médio ofertando ensino público e dois colégios de ensino fundamental e médio que ofertam ensino privado. O público alvo da pesquisa são alunos que cursam o ensino médio, uma vez que estes por estarem concluindo o ensino básico proposto pela LDB apresentam maior senso crítico para descreverem como assimilam conceitos religiosos e científicos.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões