DISCUTINDO A VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Martinelia de Almeida Grasselli

Resumo

Discutindo a violência na infância e suas consequências Para se compreender o fenômeno aqui estudado; violência, necessita-se traçar breve e rápido panorama sócio econômico e político de 1945 a 1980, quando aconteceram transformações culturais que fizeram emergir a sociedade urbana industrial, houve a então ruptura entre produção no campo e na cidade, aumentou o assalariamento, a expansão e aprofundamento nas relações mercantis, o aumento do consumismo e a diminuição do mercado de trabalho. Aconteceu os meios de comunicação em massa enfim, a modificação na estrutura de classes no Brasil e, óbvio, a desigualdade na distribuição de renda, favorecendo a miserabilidade. O empobrecimento infantil, a infração ou delito é fruto também da educação moral (política corrupta), pois advém do desemprego, da falta de moradia, da discórdia das relações familiares, da falta de organização das documentações e da pouca escolarização. A educação efetiva traz resultados imediatos, vindouros e o amadurecimento que capacita a criança a conseguir resolver e solucionar problemas da vida, a assumir os limites da sua liberdade com todo o seu potencial humano. A especificidade deste educar nesta etapa da vida demanda um olhar de sensibilidade para a família em crise ou abusiva; o ouvir e o acreditar no infanto e talvez defende-lo a qualquer preço (fazendo desconstruções ou reconstruções caso, seja necessário para o entendimento) e acompanhar a criança com o olhar sempre atento as suas necessidades.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões