A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Flávio Leite Samuel

Resumo

A comunicação aborda o conceito de matemática que o individuo cria é formado segundo o pensamento que o mesmo produz, porém esta constitui um dos elementos principais para a inserção de novas ciências. O desenvolvimento da ciência e da técnica exige maior conhecimento matemático no mundo de hoje; de modo geral, pode-se dizer que poucas ciências modernas podem ser ensinadas e aprendidas sem o auxílio da matemática. Contudo, a matemática se torna um elemento de suma importância na vida do indivíduo, a ponto de ajudar na formação de sua personalidade. A matemática como disciplina pedagógica está presente em todos os momentos da vida do indivíduo seja ela sob aspectos numéricos ou não. A LDB/96 – Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 22, declara que a finalidade da Educação Básica é promover o desenvolvimento integral dos alunos, oferecendo a formação indispensável e assegurando o exercício da cidadania e fornecendo condições de progressão nos estudos posteriores e possível atuação no trabalho. O ensino da matemática precisa de estruturas que promovem uma qualidade ao aprendizado do aluno, oferecendo estruturas e didáticas que priorizem a criação de estratégias, iniciativa pessoal, argumentação, justificativas, autonomia confiança e capacidades de compreensão no ensino aprendizado proposto. A Matemática desempenha papel importante na formação básica do cidadão brasileiro.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões