APRESENTAÇÃO

PPG-CR Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Resumo


Jürgen Moltmann declarou em diferentes ocasiões que sua vinda pela primeira vez à América Latina em 1977 afetou de maneira profunda sua teologia. Durante esta viagem, na qual ele percorreu países como Argentina, Brasil, Trinidad e Tobago e México, ele teve contato direto com teólogos da libertação. Em suas próprias palavras ele sentiu-se “pessoalmente ferido por ter sido tratado como um teólogo do ‘Primeiro Mundo’". Mas, ao mesmo tempo ele reconheceu que aquilo o ajudou “na compreensão e no conhecimento teológico”. Desde então, Moltmann se ligou intimamente à teologia latino-americana, bem como a ações no campo da educação teológica, especialmente na Nicarágua. Milton Schwantes disse certa vez que Moltmann foi, muito provavelmente, o teólogo europeu que mais entendeu a América Latina.

 

Sua teologia da esperança brotou de sua experiência pessoal de uma quase morte durante a Segunda Guerra. É uma teologia existencial, por excelência. À sua experiência de vida, acrescentou-se a relação com os povos latino-americanos. Sua sensibilidade para com as questões do mundo atual o levou a produzir uma teologia ampla, comprometida com as questões dos direitos humanos, sempre inspirado pelo Jesus crucificado e ressurreto que carrega sobre Si as marcas da vida, da esperança e da justiça.

 

Em sua vinda ao Brasil em 2008 ele declarou que não sabia se voltaria ao nosso continente em função da avançada idade. Agora, ao completar 90 anos, ele manifestou para nós o desejo de mais uma visita ao nosso país, uma visita, segundo suas próprias palavras, “de despedida” e de comemoração de seu aniversário. A Faculdade Unida de Vitória sente-se sobremodo honrada em receber numa ocasião tão especial este que é certamente um dos mais influentes teólogos dos séculos XX e XXI. Não é preciso muito empenho para percebermos que esta será uma oportunidade ímpar. Além do Dr. Moltmann nós teremos também a honra de receber o Dr. Craig Barnes, presidente do Seminário Teológico de Princeton, que virá sacramentar o convênio acadêmico entre nossas instituições, a Dra. Uta Andrée da Missionsakademie de Hamburgo (Alemanha) com quem a Unida já mantêm convênio, o Dr. Rudolf von Sinner, professor da Faculdades EST e o Dr. Levy da Costa Bastos, diretor do Seminário Metodista César Dacorso Filho. Além disso, o evento contará com seis seminários temáticos para a apresentação de trabalhos acadêmicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.