O LUGAR DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: INFÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Autores

  • Kátia Antonia Ferreira Rosa

Resumo

"A criança, é assim, o reflexo do que o adulto e a sociedade querem que ela seja e temem que ela se torne, isto é, do que o adulto e a sociedade querem, eles próprios, ser e temem tornarse...(CHARLOT, 1986:109)" Pensar na forma de participação das crianças no contexto das Instituições Religiosas nos leva a (re)pensar e (re)avaliar quais os caminhos trilhados pelos mediadores da Educação cristã ao longos dos anos pois, “(...) se a criança é o grande ausente da História, ela é, por um paradoxo, o seu motor. Ela é o adulto em gestação” (Del Priore1991:9). O pressuposto aqui é compartilhar experiências as quais foram vivenciadas a partir do chão das escolas situadas nos templos religiosos. “Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador igualmente sujeito do processo”. (FREIRE, 1996, p. 26) A dicotomia de ensino pautada para as necessidades básicas dos direitos e respeito às suas singularidades, registram indícios de que algo se perdeu ou não foi encontrado. Explico. Quando queremos ensinar, há algo mais profundo que nos condiciona a reaprender continuamente, nos levando a ressignificar nossas práxis pedagógicas.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões