ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Regina Célia de Souza Avanza França

Resumo

A religião tem sido amplamente discutida pelos intelectuais, que vêm apontando para as transformações do campo religioso. Essa transformação tem sido atribuída à globalização. A mídia tem se apropriado desse debate e influenciado as opiniões comuns. Num contexto globalizado de relativismo generalizado que instaura desconfiança em relação aos sistemas de crenças fechados, a religião 'passa a ser sem fronteira e sem território, sem ser, contudo universal ou única' (PRANDI, 1997). Martins (2006) ainda afirma que se apresenta a Fenomenologia, como uma postura mantida por aquele que interroga. O inquiridor fenomenólogo dirige-se para o fenômeno da experiência, para o dado, e procura vê-lo da forma que ele se mostra na própria experiência em que é percebido. Isso quer dizer que há um mundo ao redor do fenomenal, que surge e que se doa ao pesquisador que intenciona o fenômeno. Diante deste contexto apresentado, definiu-se como objetivo geral analisar o real papel da Fenomenologia da Religião no Ensino Fundamental. Este estudo é importante por mostrar que ser de interesse de estudantes de Teologia e Ciências das Religiões, e professores do ensino fundamental e médio que trabalham com Ensino Religioso. Este estudo será possível, pois disponibilizo de recurso bibliográfico de várias fontes, tenho tempo e competência para a elaboração das ideias sugeridas pelos diversos autores. A justificativa do presente trabalho está no fato de poder demonstrar que ele é pertinente aos interessados em diferentes culturas, credos, mitos e religiões. Estará disponível a todos.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões