RELIGIÃO E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE RUBEM ALVES

Autores

  • Lúcia de Menezes

Resumo

A ideia de buscar aporte didático metodológico, no pensamento do escritor Rubem Alves surgiu como uma possibilidade de encontrar nas suas obras pistas para um trabalho pedagógico para além da reprodução de ideias e conteúdos. Pesquisa-se a educação no pensamento de Rubem Alves e a sua crítica a um modelo de educação cientificista, conteudista e desprovida de significado para o educando. Pretende-se identificar a crítica que Rubem faz à educação tradicional, analisar como o autor pensa a educação e verificar as possibilidades que há para a construção de um projeto de Ensino Religioso pautado nos princípios vislumbrados pelo autor. Uma retrospectiva biográfica de Rubem Alves se faz necessária para que através da sua caminhada histórica possa se identificar o processo pelo qual se deu a construção do educador, do poeta e do escritor e perceber as pistas deixadas por ele para uma possível proposta pedagógica. De 1953 a 1957 Rubem Alves estudou no Seminário Presbiteriano. Lá a paz reinava absoluta, longe dos problemas que ocorriam na sociedade. Foi através de um professor que a sua vida foi transformada e pela influência do professor Schaull, que os seus olhos se voltaram para os problemas sociais, para a vida cotidiana. Através deste relato, percebe-se o poder de influência que um professor é capaz de exercer na vida de um aluno. Daí a importância de projetos educacionais significativos para gerar transformações. A influência desse professor foi muito grande na vida de Rubem.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões