UM BREVE ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES

Autores

  • Josiane de Cássia Louvem

Resumo

Na prática docente da educação infantil deve-se considerar a diversidade cultural das crianças, pois “[...] seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos sociais, sua cultura, suas capacidades intelectuais, criativas expressivas e emocionais”. Aprender pressupõe construir conexões entre as informações, significando-as a partir da realidade, transformando-as em conhecimentos e saberes, desta forma: [...] a pessoa quando aprende precisa, também, desenvolver um conhecimento sobre si mesmo, assim como procurar saber quais mecanismos que utiliza para, aprender, o que já conhece e o que falta para conhecer, organizando assim seus conhecimentos dentro de uma visão de globalidade. Mas não é apenas isto. Na perspectiva sóciointeracionista o professor de educação infantil precisa ser “de organizar o espaço, o tempo, os materiais, os agrupamentos de crianças e propor atividades que promovam as interações de modo desafiador”. No desenrolar das discussões acerca da educação infantil observa-se que as instituições que prestam este serviço se tornaram úteis para conciliar o papel materno e a situação de trabalho das mulheres das classes menos favorecidas e na sociedade capitalista com as mudanças científicas e tecnológicas, a criança passou a ser cuidada para uma atuação futura no mercado de trabalho.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões