O ENSINO RELIGIOSO E A CATEQUESE NO BRASIL

Autores

  • Maria de Fátima Pimentel Pereira Galvêas

Resumo

O Ensino Religioso é objeto de mudanças e reflexões. Isto porque a concepção desse ensino, marcada pelo catolicismo na catequese, garantiu a educação numa trajetória que evolui para o sistema educacional dentro das escolas. A dimensão social é um aspecto importante no processo ensino-aprendizagem e as estratégias de ensino são necessárias para que todos sejam incluídos na escola. O Ensino Religioso participa como elemento, debatendo e sempre inovando a estrutura educacional. Isto é, propõe uma contribuição na formação do cidadão aberto ao diálogo e respeitando a diversidade para chegarmos a uma nação sem preconceitos. A Escola oferece possibilidades para evangelização e a Igreja tem a missão de evangelizar com objetivos de transformar o íntimo do ser humano, renovando a humanidade. Dessa maneira, a Religião tem que estar em sintonia com a Educação. O princípio fundamental é o da distinção e da complementariedade, com objetivos e critérios próprios, entre a Educação Religiosa e a Catequese. Sendo assim, a Educação Religiosa Escolar, como disciplina, deve oferecer uma postura responsável diante da religião e da fé, formando indivíduos com questões fundamentais que contribuam para a vida e no mundo em que está inserido. E desses valores dependem o sentido e o valor da vida, ajudando a liberdade ética que pressupõe e aperfeiçoa as questões emocionais. Dessa forma, devemos levar em consideração que a liberdade ética tem o confronto com valores absolutos.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões