ENSINO RELIGIOSO: DIALOGICIDADE COM AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A ESCOLA

Autores

  • Marcos Antonio Cardoso

Resumo

Este trabalho apresentará a dialogicidade entre o contexto histórico do Ensino Religioso nas escolas com a importância da cultura afrobrasileira, a influência das religiões de matriz africana no Brasil e as dificuldades de abordá-las na escola. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER), uma convivência religiosa com harmonia é um desafio, numa sociedade pluralista, pois cada religião é possuidora da sua doutrina, no entanto, o indivíduo é livre para escolher a religião que deseja seguir e deve ser respeitado. O Ensino Religioso é uma das dez áreas de conhecimento definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacional aprovada em 1998 pelo Conselho Nacional de Educação. A Diretriz n. 04 afirma que “IV - Em todas as escolas, deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional; a Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visa estabelecer a relação entre a Educação Fundamental com: a) Vida Cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos como: a Saúde, a Sexualidade, a Vida Familiar e Social, o Meio Ambiente, o Trabalho, Ciência e a Tecnologia, a Cultura as Linguagens; b) as Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa, Língua Materna (para populações indígenas e migrantes), Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa (na forma do art. 33 da LDBEN).

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões