O ENSINO RELIGIOSO: RELAÇÃO TEORIA X PRÁTICA

Autores

  • Gabriela de Paula dos Santos

Resumo

Pretendo realizar um breve histórico sobre a Lei 4024/61: aula de religião, foco no catolicismo romano; a Lei 5692/71: aula de valores humanos, religiosidade e a Lei 9394/96, artigo 33, com redação alterada pela Lei nº 4475/97. Apresentar as Diretrizes Curriculares Estaduais de Ensino Religioso: As diferentes manifestações do sagrado no coletivo, abrangendo os conteúdos: paisagem religiosa; universo simbólico religioso e textos sagrados. Bem como, seu desdobramento dos conteúdos básicos: identidade religiosa: a função da religião na vida das pessoas e sua importância na constituição das diversas culturas; A religião tem um nome e lugar. Diversidade religiosa: pessoas possuem ou não uma religião, e mesmo as que possuem uma religião apresentam diversidades. Não cabe ao professor defender esta ou aquela proposta de fé, mas sim auxiliar aos alunos na compreensão do fenômeno da multiplicidade religiosa; arte e espiritualidade: as diferentes expressões artísticas como linguagens do sagrado; família e religião: a tradição passada pelas gerações; Culturas Religiosas e prescrições éticas: propostas dos textos sagrados que visam influenciar a vida das pessoas em comunidade; Simbologia religiosa: A interpretação de seus múltiplos sentidos; locais sagrados: Reconhecimento espacial das hierofanias. Locais construídos pelos seres humanos e locais da natureza; Concluindo com a avaliação: critérios, objetivos e proposta.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões