A RELIGIÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DISCURSIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
“A fé é o modo em que uma pessoa ou um grupo penetra no campo de força da vida. É o nosso modo de achar coerência nas múltiplas forças e relações que constituem a nossa vida e de dar sentido a elas. A fé é o modo pelo qual uma pessoa vê a si mesma em relação aos outros, sobre um pano de fundo de significados e propósitos partilhados.” (Fowler) A fé pode ser entendida, a partir de Fowler, como sendo uma teia de significados tecida coletivamente na relação humana. Estando presentes nela os sentimentos, pensamentos, intenções, afetos, desafetos, enfim, uma grande carga de emoções. A afirmação acima leva-nos a compreender que cada pessoa carrega sua fé atrelada a sua história de vida, e a utiliza, mesmo que não premeditadamente, em diversas situações durante o seu dia. Apesar de o Brasil ser um país laico, ele é composto por uma grande diversidade religiosa, e são os encontros dessas diferentes crenças em um espaço público, laico e escolar de primeira infância que me proponho estudar neste trabalho.Downloads
Publicado
2019-08-08
Edição
Seção
Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões