UM NOVO CONTEXTO METODOLOGICO, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Antonio da Cruz Moura

Resumo

O presente estudo tem como foco principal, investigar e analisar o processo de formação inicial e continuada dos professores de Ensino Religioso da Educação Básica nos centros de formação, jurisdicionados pela 7ª Regional de Educação do Estado do Piauí, em consonância com o que formula a Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (lei n. 9394/96. De acordo com a nova redação do artigo 33 (lei n. 9475/97, que se fundamenta os parâmetros curriculares Nacionais (PCNER). Com o intuito de relacionar os saberes pedagógicos adquiridos nos cursos de formação em professor de Ensino Religioso nos centros de ensino, no tocante fazse necessário fazer uma retrospectiva histórica da isenção da disciplina de ensino religioso no currículo escolar nas escolas públicas, bem como suas políticas e fundamentos, as concepções de religião, as relações interpenais e de modo mais amplo, as relações sociais, por decorrência e consistência da própria sociedade, até chegarmos á compreensão da necessidade de formação de profissionais que atuem com o docente em Ensino Religioso, com uma nova proposta pedagógica e metodológica pautada na reflexãoação-reflexão.

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Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões