A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO RELIGIOSO: PROPOSTAS E DESAFIOS

Autores

  • Alpha Fausta Nascimento Rosa

Resumo

O Ensino Religioso no Brasil tem sido caracterizado historicamente com certa ambiguidade, desde o processo Constituinte de 1988, tendo a razão de ser do Ensino Religioso na própria função da escola: o conhecimento e o diálogo. Assim, no cotidiano escolar ocorre a construção de conhecimentos e a socialização dos saberes produzidos e acumulados no tempo pelas diferentes culturas. A proposta dessa investigação será pensar as praticas de professores da Educação básica que possibilitem ações pedagógicas para compreensão da pluralidade cultural dos estudantes. A pesquisa será direcionada pela observação das ações desenvolvidas por professores envolvidos e a análise dos recursos e/ou materiais didáticos utilizados, com vistas à promoção de formação continuada desses professores possibilitando ações sob a perspectiva de políticas públicas afirmativas e/ou extensão universitária.Para essa discussão utilizaremos como orientação teórica a Lei de Diretrizes e Bases nº 9 475/ 97, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propostos pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER).

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Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões