O ENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VILA VELHA - ES

Autores

  • Elielson das Neves da Silva

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o Ensino Religioso no que tange à formação de professores para essa disciplina no Município de Vila Velha - ES.O resultado dessa pesquisa possibilitou reconhecer que, apesar de certas conquistas do ER, depois da Lei de Nº 9495/97, não foram resolvidos os problemas e as questões, sobretudo quanto à formação/profissionalização dos professores no município pesquisado. A formação inicial dos professores constitui-se num grande mosaico, dada a diversidade de graduações; a formação continuada não responde às necessidades dos docentes. Os professores pesquisados buscam nos cursos de Pós-Graduação em Ciências da Religião (latu senso e stricto senso) a capacitação necessária para fazer frente ao estudo do fenômeno religioso que a disciplina de ER lhes impõe. Com relação aos desafios teóricos que os professores pontuaram, as Ciências da Religião configuram como o modelo à altura de fornecer conteúdos sobre o estudo da religião como objeto de embasamento epistemológico do ER, fazendo, assim, a transposição didática tão importante para a sala de aula.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões