FAMÍLIA, RELIGIÃO E ESCOLA A TRILOGIA DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

Autores

  • Stanley Amarante da Silva

Resumo

Neste trabalho, realizamos uma breve abordagem sobre os conceitos de família, religião e escola, sendo as duas primeiras Instituições as mais evidentes na formação do indivíduo, e principalmente, a partir das transformações conceituais quais as rupturas que essas instituições sofreram e sofrem por conta desta. Neste sentido trabalhamos com conceitos, desde a sua formação até os dias atuais, realizando uma breve viagem fazendo com que o leitor que ao mesmo tempo é um interlocutor desse processo, sinta-se parte integrante deste processo de transformações. Procuramos também enfocar que essas transformações ocorreram e ainda ocorrem, por vias dos padrões morais e/ou éticos, mas que as mazelas que essas transformações, tem trazido para a humanidade, vem se refletindo na própria formação desses mesmos valores na atualidade, onde muitos por não terem uma base sólida (FAMÍLIA), buscam na religião uma base mais conceitual ou se afastam de ambas, e caem na marginalidade sendo o estorvo social moderno contemporâneo, com o aumento incisivo da criminalidade atual. Entender o contexto histórico dessas mudanças, e ao mesmo tempo entender a sua própria história de formação, nesta abordagem pretendeu trabalhar com os espectadores, esse entendimento, fazendo para reflexão onde a escola também perdeu seu papel na formação de seus pupilos. Ao final fazermos um recorte que essas instituições têm que buscar seu entendimento social na formação do indivíduo, sendo cada uma delas parte crucial.

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Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões