DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Claudete Coutinho Costa

Resumo

O conceito de moralidade, bem como o desenvolvimento moral ao longo da história da humanidade tem sido constantemente discutido. Neste trabalho, objetiva-se analisar como se processa o desenvolvimento da moralidade, com relevância as transformações ocorridas na adolescência. A apresentação visa relatar a abordagem do projeto de pesquisa em desenvolvimento numa escola de periferia de Cariacica-ES, no qual adolescentes de 13 a 16 anos, através de narrativas elencam o conceito de moralidade. O trabalho com narrativas se coloca como uma possibilidade de fazer valer as dimensões de autoria, autonomia, legitimidade, beleza e pluralidade de estéticas dos discursos dos sujeitos cotidianos. Os estudos que procuram aliar a compreensão da subjetividade em formação à análise narrativa compartilham a visão de que a linguagem tem um papel central como expressão da identidade e como constitutiva de nossa experiência de mundo Pretende-se com as narrativas e observações, revelar algumas marcas impressas nas vidas e histórias dos adolescentes, dando-lhes voz, pois as narrativas dos adolescentes permitem ao pesquisador identificar com maior clareza os dispositivos subjetivos associados ao desenvolvimento de sua moralidade. O ponto de partida do trabalho, a adolescência, considerado um período de transição e mudanças, de conflitos e incertezas, de sentimentos intensos.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões