HISTÓRIA DA RELIGIÃO NO BRASIL

Autores

  • Maria de Fátima Pimentel Pereira Galvêas

Resumo

No Brasil tivemos momentos históricos onde a Educação Religiosa possibilitou a inclusão social, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida, A Educação prepara o aluno para a cidadania e a escola tem como finalidade levar o aluno a adquirir conhecimentos, desenvolvendo habilidades sociais que antes eram de apenas responsabilidade familiar. Neste contexto social o ensino deverá atender às necessidades e as expectativas da sociedade. As escola são realidades sociais e necessárias como educação, devendo preocupar-se não só com o conhecimento do sujeito, mas também com seu potencial, assim como: levando o aluno a refletir sobre a religião como objeto da História Científica e comparando com os contextos históricos na sociedade, relativizando com o tempo cronológico e suas percepções culturais, políticas religiosas e históricas. Sendo assim, a educação nos ajuda a entender as relações humanas levando ao pluralismo do ensino educativo escolar. O posicionamento crítico frente a realidade social em sintonia com a interpretação da história ao longo do tempo, levam a uma reflexão onde se destaca o ensino religioso como instrumento educacional e não apenas como uma catequese na sociedade como mostra os fatos históricos e sociais.

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Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões