MÍDIA, EMPREENDEDORISMO E PODER: O CASO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
Resumo
O presente artigo procura discorrer brevemente sobre o crescimento da IURD no campo religioso brasileiro, da sua origem até 1990. Foi analisado o crescimento expressivo da denominação religiosa a partir do rádio e da tevê. A instituição inovou o modelo de igreja brasileira, rompendo com modelos tradicionais, sofreu rupturas e inovações, a partir disso, trouxe uma nova parceria entre os meios de comunicação social e a religião. A igreja promoveu para a religião, uma experiências inédita através dos meios de comunicação social, tornando seu crescimento expressivo. Outro fator fundamental para sua expansão no território nacional foi à retórica. Dotada de técnicas persuasivas, a denominação usa a retórica somada a técnicas empreendedoras para conseguir persuadir os ouvintes. Palavra-Chave: Retórica. Mídia. Expansão. Polêmica.Downloads
Publicado
2019-08-08
Edição
Seção
Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões