ENSINO RELIGIOSO: LEGISLAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA - ANÁLISE DE DIÁRIOS DE PROFESSORES

Autores

  • Welliton Carvalho Carvalho

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo compartilhar os resultados da pesquisa de Mestrado defendida em fevereiro de 2015, cujo título é Ensino Religioso - do prescrito ao registrado: um estudo de diários de professores". Partindo do pressuposto de que o registro nos diários de classe constituem documentos interessantes sobre aquilo que os professores afirmam ter praticado em suas aulas de Ensino Religioso, fizemos uma pesquisa que comparou dois ciclos de formação de sexto ao nono anos do ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Nova Venécia-ES, a saber 1998 a 2001 e 2010 a 2014. OS gráficos gerados a partir da pesquisa serão apresentados na comunicação, de modo a demonstrar a perspectiva de trabalho com a disciplina, suas mudanças ao longo dos anos, sua relação com a legislação vigente. Nesta oportunidade, pretendemos incentivar outros pesquisadores a aplicar o método de investigação em outros trabalhos, tendo em vista a escassez de trabalhos que pesquisam documentos oriundos da prática pedagógica na disciplina de Ensino Religioso. Será oportuno também fomentar a discussão sobre a laicidade do Ensino Religioso no município de Nova Venécia a partir da análise dos registros dos diários de classe dos professores.

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Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões